Sobre

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Uma Das + Importantes Plataformas Da Minha Vida

 
 
 


Exercício Físico...

Sempre ouvimos dizer "Mente sã em corpo são". Mas, para a mente estar sã num mundo cada vez mais complexo, (expectativas, objetivos, disputas, stress, prazos, carreiras,...) é preciso um esforço muito grande. É preciso um grande equilíbrio entre estar bem fisicamente e estar bem mentalmente. Uma atividade que não dispenso é a prática de algum exercício físico.
É ele que transporta o nosso corpo e a nossa mente para a saúde e, consequentemente, para a felicidade!

O exercício físico é uma das plataformas mais importantes da minha vida para o sentir-me bem, completando um trabalho menos físico, mas muito exigente que exerço na minha profissão.

O início...

Apesar de ter ganho uns prémios no atletismo, quando tinha cerca de 8 anos, nunca mais voltei a correr. Só de um lado para o outro; de uma situação para outra; de um estado para outro. Principalmente da desgraça para a felicidade.

Bem, há cerca de 3 anos, conheci um grupo fantástico com o qual fui trocando algumas impressões sobre o exercício físico e sobre o melhor equipamento para os meus objetivos da corrida.
A minha atleta e eleição desafiou-me, de forma não intencional, a ser uma runner. Toca a ter cuidado com o aquecimento, a postura, o calendário e os alongamentos. De resto, "é desfrutar da corrida".

Assim tem sido e assim espero que continue.

O que oferece a corrida...

Sinto-me muito bem ao correr. Estou em contacto com o ar livre e algumas vezes, com os amigos. Mais do que isso, correr faz sentir que cumpro objetivos, que tenho sempre novas metas para cumprir e que posso mais facilmente ter um corpo são e, também, uma mente sã.
É gratuito, é desafiante, proporciona ótimos momentos sociais e... é fácil.
A técnica existe mas todos podemos alcança-la de uma forma mais ou menos precisa.
Todos podem correr. Todos devem correr.

Os cuidados...

É muito importante ter alguém profissional que nos oriente na definição dos planos, do equipamento adequado, na alimentação e na gestão de esforço e objetivos.
Uma lesão é o pior que pode acontecer e que leva muitos, infelizmente, a deixar a prática da corrida.

Clarificar os objetivos, definir as fases dos treinos, conheceras técnicas que se adaptam aos objetivos de cada um são aspetos fundamentais para que o crescimento como runner produza os efeitos que pretendemos. E só um profissional nos pode ajudar porque o que é bom para um pode não ser tão bom para outro.

Cada caso é um caso. Os livros, a internet e outros meios de comunicação são importantes mas não são personalizáveis.


Desafiem-se porque a vida é um desafio onde só os mais persistentes, fortes e completos ganham um lugar para nunca mais esquecer. "Aquele lugar que faz cada um feliz".

SEJAM RUNNERS!
 
Helena Gomes, 27.12.2017



Testemunho de uma runner que foi capaz de se desafiar.
E tu Are You Running Today?


 






 
  

2 comentários:

  1. Bonitas e motivantes palavras, Grande lutadora,atleta,amiga continua pois és um exemplo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Rui. Tem sido um privilégio contar convosco!
    Beijinho e obrigada

    ResponderEliminar